Devido a grande prevalência de pessoas que vem desenvolvendo o transtorno de jogos (TJ), decidir falar sobre a temática.
Primeiramente eu gostaria de deixar bem claro que se refere a uma patologia, o manual de diagnostico de psiquiatria (DSM-V) descreve as características dessa patologia.Vejamos o que diz o DSM-V:
Comportamento de jogo problemático persistente e recorrente levando a sofrimento ou comprometimento clinicamente significativo, conforme indicado pela apresentação de quatro ou mais dos seguintes em um período de 12 meses:
necessidade de apostar quantias de dinheiro cada vez
maiores a fim de atingir a excitação desejada.Inquietude ou irritabilidade quando tenta reduzir ou interromper o hábito de jogar.
Fez esforço repetidos e mal sucedido nó sentido de controlar, reduzir ou interromper o hábito de jogar.
Preocupação frequente com o jogo (p. ex., apresenta pensamentos persistentes sobre experiência de jogo passadas, avalia possibilidades ou planeja a próxima quantia a ser apostada, pensa em modos de obter dinheiro para jogar).
Frequentemente joga quando sente angustiado (p. ex., sentimento de impotência, culpa, ansiedade, depressão).
Após perder dinheiro no jogo, frequentemente volta outro dia para ficar quite (“recuperar o prejuízo”).
Mente para esconder a extensão de seu envolvimento com o jogo.
Prejudicou ou perdeu um relacionamento significativo, o emprego ou uma oportunidade educacional ou profissional em razão do jogo.
Depende de outras pessoas para obter dinheiro a fim de saldar situações financeiras desesperadoras causadas pelo jogo.
Caso a pessoa responda positivamente 4 ou 5 questões apresenta problema leve, entre 6 e 7 moderadamente grave e entre 8 e 9 apresenta problema grave.
Agora que você sabe que transtorno de jogos é uma patologia quero lhe convidar a se aprofundar mais na temática acessando outros materiais que preparei para você.
Escrito por:
Eliab Xavier, Psicólogo Clínico, CRP/RJ 05/53262

Nenhum comentário:
Postar um comentário